Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil prende 29 pessoas e apura 102 denúncias contra agressores em 24 horas na Operação Ano Novo, Vida Nova

Resultados da ação foram divulgados nesta quarta-feira (21/01) em entrevista coletiva à imprensa

Publicação:

WhatsApp Image 2026 01 21 at 11 44 44
Coletiva de imprensa

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (Dipam/DPGV), prendeu 29 pessoas e apurou 102 denúncias contra agressores em 24 horas na Operação “Ano Novo, Vida Nova” deflagrada nesta terça-feira (20/01). Foram cumpridos 41 Mandados de Busca e Apreensão, e quatro armas de fogo foram apreendidas. Os resultados da ação foram divulgados nesta quarta-feira (21/01) em entrevista coletiva à imprensa com a presença da Secretária Adjunta da Segurança Pública, Adriana Regina da Costa, do Chefe da Polícia Civil, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro, da Subchefe da Polícia Civil, Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues, do Diretor do DPGV, Delegado Juliano Ferreira, da diretora da Dipam, Delegada Waleska Alvarenga, da Delegada Thais Dias Dequech (1ª Deam/Dipam/DPGV), da Delegada Cristiane Pires Ramos (DAE/DPGV) e da Delegada Marina Dillemburg (Dipac/DPGV).

WhatsApp Image 2026 01 21 at 11 43 45
Da esquerda para a direita: Subchefe da Polícia Civil, Secretária Adjunta da SSP, Chefe da Polícia Civil e Diretor do DPGV

Parte de um conjunto de ações para reduzir os índices de violência doméstica contra mulheres e meninas em todo o Estado, a operação mobilizou uma estrutura operacional qualificada para o combate aos crimes contra as mulheres e a prevenção de feminicídios com  uma equipe de 363 policiais, entre agentes e delegados, e 109 viaturas.  Policiais civis, do DPGV e demais departamentos da instituição cumpriram mandados de busca e apreensão e mandados de prisão em diversas cidades gaúchas.

O objetivo é coibir ciclos de violência doméstica e familiar contra a mulher no início do ano. Além do cumprimento das ordens judiciais, durante esse período também houve fiscalização e averiguação de denúncias anônimas recebidas, monitoramento de tornozeleiras eletrônicas e distribuição de informativos em locais de grande circulação com o tema "O ano mudou, sua vida também pode mudar”, promovendo a conscientização da rede de apoio.

Polícia Civil RS