Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil prende foragido que não voltou de saída temporária de Natal em Tupanciretã

Publicação:

.
.

Na manhã desta sexta-feira (12/04), a Polícia Civil prendeu preventivamente, em Tupanciretã, um foragido que não retornou ao sistema prisional após a saída temporária de Natal e é suspeito de cometer diversos crimes na região.

A prisão foi efetuada pelas equipes das Delegacias de Polícia de São Pedro do Sul e Tupanciretã, com apoio da 3ª Delegacia de Polícia Regional de Santa Maria, DRACO de Santa Maria e Delegacia de Polícia de São Sepé. A longa investigação, conduzida pela DP de São Pedro do Sul, contou também com apoio da Delegacia de Capturas do DEIC e da DRACO de Cruz Alta.

O preso foi localizado na casa de familiares, em Tupanciretã. Ele estava foragido desde a saída temporária de Natal, quando não retornou ao sistema prisional. Entre o fim de dezembro e 15 de janeiro, o suspeito é apontado como autor de um furto de espingarda, furto de telefone celular, furto a residência e incêndio doloso de uma residência, crimes praticados nas cidades de São Pedro do Sul, Toropi e Quevedos.

Após o incêndio, na manhã de 15 de janeiro, as buscas foram intensificadas na localidade de Cerro Baltazar. O preso teria tentado roubar um veículo, armado com um revólver. Como o motorista não parou, ele teria efetuado um disparo, que acertou a cabeça do motorista. O veículo capotou, sendo o motorista socorrido ao Hospital Universitário de Santa Maria em estado grave. Na semana seguinte, a vítima teve alta, restando, porém, com perda de audição de uma orelha e a perda de um olho.

Durante vários dias, a Polícia Civil e a Brigada Militar seguiram diligenciando em busca do paradeiro do foragido no interior de São Pedro e Toropi. Desde janeiro, o suspeito teria passado pelo interior das cidades de Toropi, Quevedos, Tupanciretã e Cruz Alta. Por fim, no último fim de semana, ele retornou a Júlio de Castilhos e Tupanciretã, onde foi preso.

A Polícia Civil instaurou procedimento policial para apurar a participação de diversas pessoas no auxílio ao foragido.

O preso possui antecedentes por tentativa de homicídio qualificado (3x), roubo majorado (6x), furto qualificado, incêndio qualificado, desacato, dano qualificado, posse irregular de arma de fogo, associação criminosa, ameaça e descumprimento de medidas protetivas de urgência.

A investigação foi coordenada pelo Del. Giovanni Lovato, titular da DP de São Pedro do Sul. A prisão contou com a participação do Del. Sandro Meinerz, Delegado Regional de Santa Maria, e do Del. Anderson Pedro Riedel, da DP de Tupanciretã.

.
.
Polícia Civil RS