Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil prende líder de organização criminosa em Santa Catarina

Publicação:

Ação policial
Ação policial

Nesta quinta-feira (29/01), a Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (3ª DIN/Denarc), em ação conjunta com a Delegacia de Roubos e Antissequestro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais do Estado de Santa Catarina (DRAS/Deic), prendeu um integrante de organização criminosa com atuação predominante na Zona Leste de Porto Alegre.

O indivíduo, de 45 anos, foi investigado no âmbito da Operação Camisa 2, deflagrada em 18 de dezembro de 2025. Ele possui antecedentes pelos crimes de tráfico de drogas, associação criminosa, roubo majorado, furto qualificado, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e porte ilegal de arma de fogo.

Segundo o delegado Joel Wagner, a prisão tem relação com trabalhos investigativos robustos realizados pela 3ª DIN/Denarc nos anos de 2024 e 2025, que tiveram como foco uma organização criminosa alicerçada na região da Zona Leste da Capital. A investigação revelou um amplo esquema de abastecimento de drogas, sobretudo maconha, destinado a diversos pontos de tráfico da Região Metropolitana e do interior do Estado.

“Na Operação Camisa 2, foram cumpridos 54 mandados de busca e apreensão e 47 prisões preventivas. Das medidas cautelares de busca também resultaram quatro prisões em flagrante decorrentes da apreensão de drogas, totalizando 51 prisões. Por ser considerado liderança da organização criminosa investigada, decidiu-se pelo cumprimento de sua prisão e pela realização de busca em sua residência, localizada em Gravataí/RS, no dia anterior à deflagração da Operação Camisa 2. Assim, em 17/12/2025, equipes se deslocaram até a referida cidade para cumprir as cautelares. Na ocasião, o alvo não foi encontrado no imóvel; contudo, diante da apreensão de armas, drogas e dinheiro, sua companheira foi autuada em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico”, explicou o delegado.

Além do mandado de busca cumprido nesta data em Palhoça/SC, onde o investigado foi preso, também foi cumprida outra medida cautelar em Porto Belo/SC, resultando na apreensão de diversos veículos relacionados aos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Polícia Civil RS