Polícia Civil promove XIV Seminário com foco no combate às organizações criminosas, lavagem de dinheiro e recuperação de ativos
Evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de instituições nos dias 6 e 7 de novembro, em Bento Gonçalves/RS
Publicação:
Nos dias 6 e 7 de novembro, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou o XIV Seminário da Polícia Civil, cujo tema central foi “Polícia Civil na Trilha do Crime: Organizações Criminosas, Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos”. O evento ocorreu no Dall’Onder Grande Hotel, localizado na Rua Herny Hugo Dreher, 197, em Bento Gonçalves (RS), reunindo especialistas e representantes de empresas parceiras em dois dias de debates e trocas de conhecimento.
O seminário teve início com as saudações do Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro, e da Subchefe de Polícia, Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues.
Primeiro dia: debates sobre cibercrime, lavagem de dinheiro e recuperação de ativos
No primeiro dia de atividades, o seminário contou com quatro painéis temáticos. O painel de abertura, intitulado “Organizações Criminosas e Cibercrime”, foi apresentado pelos Delegados Emerson Wendt e Eibert Moreira Neto — Diretor do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil/RS — e pelo Inspetor de Polícia Pietro Bittencourt de Souza.
Em seguida, o segundo painel abordou o tema “Organizações Criminosas e o Papel do Juiz das Garantias”, com a participação do Promotor de Justiça Mauro Fonseca Andrade, do 2º Juizado da 1ª Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro, e do juiz de Direito Jaime Freitas da Silva, da 1ª Vara Regional das Garantias de Porto Alegre.
O terceiro painel, sobre “Investigação de Lavagem de Dinheiro”, foi conduzido pelos Delegados Márcio Niederauer Nunes da Silva e Filipe Borges Bringhenti.
Encerrando as atividades do dia, o tema “Recuperação de Ativos” foi apresentado pela Delegada Ana Cristina Braga de Sousa, da Polícia Civil do Amazonas, atualmente na Coordenação-geral de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e pelo Delegado Lawrence Tanikawa, Coordenador do Comitê de Recuperação de Ativos Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Após as apresentações, ocorreu a Solenidade Oficial de Abertura do Seminário, que contou com a presença do Secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda; da Secretária Adjunta da Segurança Pública, Delegada Adriana Regina da Costa; do Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; da Subchefe de Polícia, Delegada Patrícia Rodrigues Tolotti; e da Deputada Estadual Nadine Anflor.
Em sua fala, o Chefe de Polícia destacou a importância do Seminário como um momento de conhecimento e troca de experiências: “O Seminário é um momento muito especial para discutirmos o tema proposto, trocarmos experiências e buscarmos conhecimento — o que nos traz a inquietação de buscar mais informações sobre os assuntos aqui apresentados. É também uma oportunidade de conhecermos o tema sob a visão de outros Estados, como nos trouxeram os palestrantes de São Paulo e do Amazonas. Momentos como este tornam a nossa Polícia Civil cada vez mais forte e melhor, algo que se reflete no trabalho qualificado que temos apresentado. Com muito comprometimento e dedicação, nós, policiais civis do Rio Grande do Sul, estamos entregando resultados muito positivos: os indicadores de criminalidade têm diminuído mês a mês. Estamos competindo conosco mesmos, porque queremos alcançar números melhores do que os meses e anos anteriores. Seguimos realizando um trabalho incansável no combate a todos os tipos de crime.”
A cerimônia de abertura também contou com a apresentação do Coral da Polícia Civil, que interpretou o Hino Nacional Brasileiro e o hino Rio-Grandense.
Segundo dia: tecnologia, parcerias e encerramento
O segundo dia do XIV Seminário Estadual da Polícia Civil é dedicado a dois painéis. A primeira apresentação é feita pelo presidente do Instituto Cultural Floresta (ICF), Claudio Nudelman Goldzstein. A Secretária Adjunta da Segurança Pública, Delegada Adriana Regina da Costa, participa como mediadora.
O último painel teve a apresentação das empresas patrocinadoras — Cellebrite, TechBiz Forense Digital, Chainalysis, WeCom, Smart Power e Banrisul.
A cerimônia de encerramento contou novamente com as presenças do Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro, e da Subchefe de Polícia, Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues, que agradeceram aos participantes e palestrantes, ressaltando o compromisso da Polícia Civil com a qualificação permanente de seus servidores e com o enfrentamento estratégico ao crime organizado.
Veja as imagens de todas as apresentações do XIV Seminário da Polícia Civil