Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil terá uma semana de grandes eventos em comemoração aos seus 180 anos

Publicação:

selo 180
Os eventos de comemoração aos 180 anos da Polícia Civil gaúcha ocorrerão em Porto Alegre e na Serra. - Foto: Polícia Civil / Divulgação

Para celebrar seus 180 anos de serviço e proteção à sociedade gaúcha, a Polícia Civil preparou programação com uma série de eventos para a semana do aniversário, comemorado em 3 de dezembro. Serão realizados em Porto Alegre e na Serra os mais importantes encontros nacionais das polícias civis.

1ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional dos Chefes de Inteligência de Polícia Civil (CIPC):

No dia 29 de novembro, às 9h, no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre/RS, ocorre a abertura da 1ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Chefes de Inteligência de Polícia Civil. A abertura do encontro terá a presença da Chefe de Polícia e Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia (CONCPC), Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor.

Até o dia 30 de novembro, os Chefes de Inteligência das PCs de todo o Brasil e várias autoridades debaterão sobre diversos temas referentes à integração das inteligências das instituições, produção de conhecimentos, tecnologias, resultados e estudos para padronização de estruturas de agências de inteligência.

Assuntos como fortalecimento e fomento das investigações de lavagem de dinheiro, ações voltadas de impacto nacional para as Polícias Civis, padronização do Ciber Lab e fortalecimento das instituições também estão na pauta para os dois dias de encontro.

2º Encontro Nacional de DHPPs: Estratégia Nacional de Combate a Homicídios:

O 2º Encontro Nacional de Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPPs), sob o tema da estratégia nacional de combate a homicídios, ocorrerá entre os dias 30 de novembro e 01 de dezembro, nas dependências do Tri Hotel, na cidade de Canela.

O encontro contará com a participação de Diretores e Delegados dos Departamentos de Homicídios de todos os Estados da Federação, além de palestrantes e convidados, com destaque para a presença: do Secretário Nacional da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Dr. Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo; além do Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul e Secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior; e da Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor.

Programação:

  • Dia 30/11, às 10h: Palestra “O Sistema Prisional como Fonte de Produção de Conhecimento na Investigação de Homicídios”, com Dr. Luiz Eduardo Pires Thomaz, Diretor do CGIN/DPEN/MJ.
  • Dia 30/11, às 11h: Painel SEOPI “Estratégias Nacionais de Combate e Redução de Homicídios no Brasil – operações integradas do SUSP e Programa Mosaico”, com Dr. Alfredo Carrijo, Secretário Nacional da SEOPI, Delegado Fernando Sousa de Oliveira, Coordenador de Operações CGOP/SEOPI, e Delegado Carlos Augusto do Prado Bock, Coordenador Geral de Crime Organizado. 
  • Dia 30/11, das 14 às 18h: Boas Práticas Implementadas nos DHPP’s do Brasil.
  • Dia 01/12, às 09h: Palestra “A Participação da Sociedade Civil Organizada na criação de Políticas Públicas Nacionais de Combate a Homicídios no Brasil”, com Dra. Carolina Ricardo, Diretora Executiva do Instituto Sou da Paz.
  • Dia 01/12, às 10h30: Mesa Redonda para discussão de estratégias nacionais de padronização da atuação dos DHPPs no Brasil.
  • Dia 01/12, às 16h30: Elaboração da “Carta de Canela” com as diretrizes e propostas do Encontro.
  • Dia 01/12, às 17h: Palestra “Programa RS Seguro e Estratégias do Rio Grande do Sul no combate à Homicídios”, com Ranolfo Vieira Júnior, Vice-governador e Secretário de Segurança Pública do RS, e a Delegada de Polícia Nadine Tagliari Farias Anflor, Chefe de Polícia do RS.

55ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Chefes de Polícia (CONCPC):

A 55ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Chefes de Polícia (CONCPC) ocorrerá nos dias 01 e 02 de dezembro em Gramado, no Hotel Laghetto Stilo Vita, com a participação dos Chefes das Polícias Civis e Delegados-Gerais de todo o Brasil.

Durante o encontro, palestras de diversos temas de interesse das Instituições serão apresentadas e debatidas por suas autoridades máximas. Entre os participantes estarão: o Secretário Nacional da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Dr. Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo; o Secretário Nacional de Segurança Pública, Cel. Carlos Renato Machado Paim; o Secretário Nacional de Política Sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiona; a Chefe de Polícia do RS e Presidente do CONCPC, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor.

Programação:

  • Dia 01/12, às 09h50: Palestra do Cel. Carlos Renato Machado Paim, Secretário Nacional de Segurança Pública.
  • Dia 01/12, às 10h10: Palestra do Dr. Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo, Secretário de Operações Integradas.
  • Dia 01/12, às 10h45: Palestra do Dr. Luiz Roberto Beggiora, Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas.
  • Dia 01/12, às 11h05: Palestra da Delegada de Polícia Nadine Tagliari Farias Anflor, Presidente do CONCPC e Chefe da Polícia Civil do RS.
  • Dia 02/12, às 16h: Palestra do Delegado Ranolfo Vieira Júnior, Vice-governador e Secretário de Segurança Pública do RS.

X Seminário da Polícia Civil do RS “180 anos da Polícia Civil: especialização, inovação e qualificação.”

Nos dias 02 e 03 de dezembro ocorrerá o X Seminário da Polícia Civil do RS, com o tema “180 anos da Polícia Civil: especialização, inovação e qualificação”. O evento será realizado em Canela, nas dependências do Tri Hotel. Nestes dois dias serão tratados diversos assuntos de interesse da Instituição, através de palestras e painéis.

O evento será prestigiado pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; pelo Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul e Secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior; pela Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor. O evento contará também com a presença do Prof. Dr. Luigi Ferrajoli, renomado jurista. 

Programação:

  • Dia 02/12, às 10h: Painel “Especialização na investigação de homicídios: reestruturação orgânica e capacitação”, com  Delegado Ranolfo Vieira Júnior, Vice-governador e Secretário da Segurança Pública do RS, e a Delegada Vanessa Pitrez de Aguiar Corrêa, Diretora da DHPP da PCRS.
  • Dia 02/12, às 11h: Painel com Dr. Luigi Ferrajoli.
  • Dia 02/12, às 14h: Painel “Organizações Criminosas: aspectos penais e processuais penais”, com Dr. Mauro Fonseca Andrade, Promotor de Justiça MPRS.
  • Dia 02/12, às 15h45: Painel “A importância da investigação financeira na Polícia Judiciária”, com Delegado Jonas Tomazi, da Polícia Civil de MG.
  • Dia 03/12, às 10h: Painel “A escalada dos golpes virtuais e a necessidade de uma investigação qualificada”, com Delegado André Lobo Anicet, da Polícia Civil do RS, e Delegado Guilherme Caselli, da Polícia Civil de SP.
  • Dia 03/12, às 11h: Palestra Magna “Polícia Civil do RS: especialização, inovação e qualificação”, com Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, Chefe da Polícia do RS.

Comentários

Polícia Civil RS