Porto Alegre tem melhoria de 478% na elucidação de homicídios
Publicação:
O índice foi alcançado em apenas 59 dias, desde a implantação das DHPPs
Porto Alegre obtém uma melhoria de 478% na elucidação das ocorrências de homicídios, desde a implantação das Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em janeiro deste ano. O excelente resultado foi apresentado nessa terça-feira (12/03) durante a 1ª Reunião de Trabalho, em 2013, do Grupo de Persecução Penal na Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (GPP/ENASP).
Segundo o delegado Antonio Carlos Pacheco Padilha, Diretor da Divisão de Planejamento e Coordenação (DIPLANCO) e Gestor de Metas da Polícia Civil na Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP), das 205 ocorrências,107 foram esclarecidas, totalizando 52,20%, contra 9,03% das 155 do período anterior, com apenas 14 esclarecidas. Foram remetidos à Justiça 88% dos inquéritos já esclarecidos durante os meses de janeiro e fevereiro. A avaliação do índice de 478% de melhoria na Capital ganha uma maior dimensão quando comparado aos índices de outros municípios, que já tinham implantadas as especializadas desde junho de 2012.
O estudo da repressão qualificada aos homicídios compreende um período de 270 dias, com início em 01 de junho de 2012 e término em 28 de fevereiro deste ano e abrange onze municípios onde foi detectado um maior índice deste tipo de crime. Participaram do estudo Porto Alegre, Canoas, Guaíba, Gravataí, Alvorada, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas onde foram implantadas as delegacias especializadas no atendimento a crimes de homicídio. Uma visão geral deste estudo indica que houve uma melhora de 282% em relação ao período anterior, sendo que foram esclarecidas 75% das ocorrências, em comparação com 19,6% do período anterior.
Outras delegacias da Região Metropolitana também obtiveram ótimos resultados. São Leopoldo foi campeão no índice de esclarecimentos, com 97,3, sendo esclarecidas 110 das 113 ocorrências. Uma melhora de 365% em relação aos 20,9% das 148 ocorrências esclarecidas. Já o município de Viamão foi que obteve o índice mais elevado em relação à melhoria: 607%, tendo esclarecido 124 dos 154 crimes de junho de 2012 a fevereiro de 2013, em comparação com 18 dos 158 do período anterior.
A concentração de esforços e a atuação especializada na repressão qualificada ao crime de homicídios, com a implantação das Delegacias de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) resultou em uma resposta imediata à sociedade, com um aumento significativo de esclarecimentos deste tipo de crime. Isto porque o crime que deixa vestígios tem uma possibilidade maior de elucidação quando investigado desde o primeiro instante, o que é possível com as delegacias especializadas - relatou o delegado Padilha.
Fonte: Divisão de Planejamento e Coordenação
Cecy Quadros Raicik
Reg. Prof. 6211