Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Preso homem que usava residência como farmácia clandestina em Guaíba

Publicação:

Decon
Fiscalização da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor - Decon - em farmácia clandestina - Foto: Polícia Civil / DECON

A Polícia Civil cumpriu na manhã desta terça-feira (26), juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal, um mandado de busca e apreensão em residência localizada no bairro Jardim dos Lagos, em Guaíba, com o objetivo de coibir crimes contra a saúde pública e contra as relações de consumo, o que resultou na prisão de um homem pela posse de substâncias controladas de procedência ignorada e em desacordo com a legislação vigente.

O homem preso em flagrante, além de vender os medicamentos aos consumidores em sua própria residência, não possui nenhum tipo de formação em farmácia ou graduação similar, operando, portanto, na total clandestinidade. Na ação, os agentes públicos constataram que a residência funcionava como farmácia clandestina, resultando na apreensão de enorme quantidade de medicamentos em desacordo com as prescrições legais, como antibióticos e substâncias psicotrópicas submetidas a controle especial. Os medicamentos descritos são considerados droga segundo o artigo 66 da Lei 11.343/2006.

A fiscalização tem por objetivo coibir que remédios falsificados, adulterados e sem procedência, ou seja, impróprios para o consumo, sejam vendidos para a população. No caso específico, cabe observar que a venda desses medicamentos sem a apresentação da necessária prescrição médica ocasiona sérios riscos a saúde desses consumidores, sobretudo, a utilização de remédios controlados.

Para maiores informações, contatar o Delegado Joel Wagner, titular da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon/Deic).

Polícia Civil RS