Delegado Heraldo Chaves Guerreiro toma posse como presidente do Conselho Superior de Polícia
Órgão colegiado atua como instância administrativa no âmbito da Polícia Civil gaúcha
Publicação:

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (04) a solenidade e posse do Chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro, como presidente do Conselho Superior de Polícia (CSP), órgão colegiado que atua como instância administrativa conforme a Constituição Federal. O órgão é presidido pelo Chefe de Polícia e tem como membros Delegados de Polícia da mais alta classe da carreira, além de representantes da Procuradoria-Geral do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A solenidade foi realizada no auditório da Cidade da Polícia, em Porto Alegre, e contou com a presença das seguintes autoridades: Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; Secretário de Estado da Segurança Pública, Sandro Caron; Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Jurídicos, Victor Herzer da Silva; Secretário-Geral da OAB/RS, Luiz Felipe Lima de Magalhães; Vice-Presidente do Conselho Superior de Polícia, Delegado Daniel Artur Selbach Schmitz; Subchefe de Polícia, Delegada Adriana Regina da Costa; o Secretário do Conselho Superior de Polícia, Delegado Mário Antônio Mombach Jaworoski; entre outras autoridades.
“É um prazer estar à frente de um conselho muito importante, que atua desde o início da carreira de colegas até o seu fim, em alguns casos. Um conselho que representa a Polícia Civil, entidade esta, de suma importância para o Estado do Rio Grande do Sul. Uma prova disso foram os resultados a que chegamos. Saímos de uma realidade muito difícil de índices de criminalidade em alta, para uma baixa de mais da metade em alguns desses índices. Isso prova a importância do trabalho policial, e este conselho atua para sempre manter esse trabalho essencial”, destaca o Chefe de Polícia.
Na ocasião, também foi reempossada a Chefe de Gabinete da Chefia de Polícia, Delegada Patricia Tolotti Rodrigues, como conselheira, ocupando a titularidade da Cadeira 8 do CSP.
O Conselho Superior de Polícia é composto por oito membros titulares e oito suplentes, que analisam, quando demandados, os Processos Administrativos Disciplinares (PAD) de todo o âmbito da Polícia Civil gaúcha. Também atua na deliberação sobre atos normativos da instituição, na proposição de medidas para aprimorar a técnica policial, padronização de procedimentos e adoção de novas técnicas para maior eficiência, além de emitir pareceres sobre a ampliação de cargos na carreira, análise de regras em concursos públicos de ingresso, deliberação por merecimento, promoções, ato de bravura e remoções de integrantes da Polícia Civil, entre outros tópicos.