Nova parceria da Polícia Civil e o Instituto Federal Sul-Riograndense
Publicação:

Nessa sexta-feira (10/06), visitaram as instalações do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) as representantes do Instituto Federal Sul-Riograndense, importante instituição de ensino, cujo Campus é localizado em Sapucaia do Sul, na Avenida Copacabana,100, Bairro Piratini. Compareceram a Orientadora Educacional Fabiana Carvalho Brasil e Maria Luisa Pederiva, Psicóloga e o Escrivão de Polícia Lúcio André Demari,lotado na 1ªDelegacia de Sapucaia do Sul, que propiciou o contato do Instituto com a Divisão de Prevenção e Educação(DIPE).
De acordo com a diretora da Divisão, delegada Sônia Dall'Igna, a visita teve por objetivo o ajuste de parceria para um cronograma de palestras de prevenção, a inicia-se no próximo dia 16 de junho, dia em que acontecerá a palestra-piloto, inicialmente para os alunos da instituição, em torno de trezentos adolescentes.
O próximo passo será a construção de curso para a instrução de multiplicadores, no qual o público-alvo serão professores e pessoas da comunidade, tais como Conselheiros Tutelares, pais de alunos, assistentes sociais, entre outros profissionais que desejem receber o conteúdo de prevenção às drogas que a DIPE propõe, conccluiu Sônia.
As representantes do Instituto Federal Sul-riograndense foram apresentadas ao Diretor do Denarc, delegado Joel Souza de Oliveira que asseverou estar o Denarc engajado em profundo trabalho de prevenção às Drogas, por entender que a repressão isolada não atingirá os objetivos de diminuição dos índices de criminalidade, mais precisamente os crimes envolvendo o tráfico e a posse de drogas.
Segundo a Del. Sônia Dall'Igna, "torna-se cada vez mais importante os trabalhos preventivos realizados pela DIPE, eis que as atividades em escolas já demonstrou melhora no comportamento de alunos, acréscimo das denúncias para o Disque-Denarc, entre outros benefícios, fatos estes informados pelas próprias direções de alguns estabelecimentos de ensino, o que demonstra que estamos no caminho certo".
Ao final da visita ao DENARC, a Orientadora Educacional Fabiana Carvalho Brasil e a Psicóloga Maria Luisa Pederiva estiveram nas instalações do Canil dos cães farejadores, sendo acertada a apresentação de uma simulação de encontro de drogas quando da realização da palestra para os alunos.
Fonte: Denarc
Maurício Marquardt