Polícia Civil deflagra Operação Yellow Smile contra integrantes de grupo criminoso que atua na zona sul de Porto Alegre
Publicação:

A Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (02/09), por meio da 6ª Delegacia Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (6ª DPHPP), deflagrou a Operação Yellow Smile, que tem como alvo integrantes de uma organização criminosa atuante na zona sul de Porto Alegre.
Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão contra integrantes de grupo criminoso que atua na zona sul de Porto Alegre, investigados por homicídio ocorrido no dia 10 de julho de 2025, no bairro Nonoai.
Segundo as investigações, a vítima foi surpreendida dentro de um estabelecimento comercial e, em seguida, sequestrada pelos criminosos e conduzida até uma área de mata, onde foi executada. As apurações apontam que o crime foi motivado pela suspeita de que a vítima estaria repassando informações sobre a organização criminosa a um grupo rival que atua na zona leste da Capital. Durante o período em que esteve em poder dos suspeitos, a vítima foi exposta em uma chamada de vídeo com o principal mandante do homicídio, posteriormente reconhecido por testemunhas. Com base em depoimentos e outras provas, a Polícia Civil conseguiu identificar todos os envolvidos na ação criminosa.
A operação representa um passo importante para enfraquecer a atuação da organização criminosa que atua na zona sul de Porto Alegre e garantir maior segurança à população.
O Delegado Gabriel Borges destaca que a operação deflagrada hoje integra o protocolo de enfrentamento aos homicídios, desencadeado contra organizações criminosas que seguem cometendo tais delitos.
O Delegado Mario Souza, Diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, reforça que essa operação é a 5ª medida do Protocolo das 7 medidas contra os homicídios e ressalta que onde houver homicídio haverá aumento da força do Estado.
A ação contou com o apoio da Brigada Militar, por meio do 1ª Batalhão de Polícia Militar e do Canil, além da Polícia Penal. Na ação, foram presas cinco pessoas.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 0800 642 0121.