Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Queda da Coroa combate o tráfico de drogas em São Sepé

Publicação:

.
Seis pessoas foram presas na operação.

Nesta quinta-feira (04/09), a Polícia Civil, através da DP de São Sepé desencadeou a Operação Queda da Coroa, a fim de combater o tráfico de drogas e associação criminosa na cidade de São Sepé.

Ao todo, foram cumpridas 14 ordens judiciais, sendo 06 mandados de prisão e 08 mandados de busca e apreensão, nos bairros, São Francisco, São Cristóvão, Pontes, Londero, Kurtz, Santos. Seis pessoas foram presas.

Durante as buscas, foram localizados dois carregadores e munições. Também, foi apreendida uma pistola, cal. 9mm, em situação de furto.

A operação de hoje é a segunda fase da Operação Exitium, deflagrada em outubro de 2024. No aprofundamento das investigações e análise das apreensões realizadas na operação, foi constatada que a principal liderança do tráfico de cocaína na cidade contava com uma rede de apoio, mantendo uma célula criminosa própria voltada ao tráfico de cocaína na cidade.

Para a continuidade da traficância, os integrantes da célula criminosa mantinham divisão de tarefas e funções específicas para o funcionamento do tráfico, mesmo após a liderança estar recolhida no sistema prisional.

.
.

O irmão da investigada, um homem de 39 anos, preso na data de hoje, permaneceu no endereço ligado à liderança, após a Operação Exitium, mantendo o tráfico de cocaína de maneira ininterrupta. A liderança feminina do tráfico de drogas era denominada pelos criminosos como “rainha do pó”, por ser uma das maiores traficantes da cidade e figura feminina do grupo criminoso. Por esse motivo, a operação foi denominada “queda da coroa”, em alusão à prisão de toda célula criminosa ligada à liderança feminina.

Os homens presos possuem as idades de 34, 38 e 58 anos e as mulheres possuem as idades de 22, 35 e 38 anos.


Os presos possuem antecedentes policiais por crimes como homicídio, tráfico, associação para o tráfico, roubo, furto, porte e posse ilegal de arma de fogo, receptação, lesão corporal, ameaça, desacato, dano, entre outros. Todos serão recolhidos ao Presídio Estadual da cidade de São Sepé e Presídio Regional de Santa Maria.

A Operação foi coordenada pela Delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da DP de São Sepé, tendo apoio de servidores das delegacias de Santa Maria (DRACO, DPHPP, 1ª DP, 2ª DP, 4ª DP, DPCA, DEAM e Delegacia Regional), São Pedro do Sul, Silveira Martins, Restinga Sêca e Itaara.

.
.
Polícia Civil RS