Operação Mão Fantasma investiga crimes de roubo majorado e furto qualificado mediante fraude digital
Publicação:

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPRCC/Dercc), deflagrou na manhã desta sexta-feira (11), a Operação Mão Fantasma, no âmbito de investigação que apura os crimes de roubo majorado e furto qualificado mediante fraude digital. Celulares foram apreendidos durante a ofensiva.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Bom, Esteio e Sapucaia do Sul. A investigação teve início após um roubo a pedestre ocorrido em Porto Alegre, ocasião em que a vítima foi abordada com emprego de arma de fogo e teve seu aparelho celular subtraído.
De posse indevida do dispositivo, os criminosos recuperaram as credenciais da vítima, acessaram os aplicativos bancários e realizaram diversas transferências eletrônicas não autorizadas, causando expressivo prejuízo financeiro.
Durante a apuração do fato, a partir do cruzamento de dados técnicos coletados no curso da investigação, foram identificados o possível autor da fraude cibernética e os beneficiários das transferências bancárias indevidas. Também foi solicitada a indisponibilidade de bens e valores dos investigados, com o objetivo de viabilizar o ressarcimento à vítima.