Seis pessoas são presas na Operação Grande Família em Itaqui
Publicação:

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Itaqui, com apoio das Delegacias de Polícia da 21ª Delegacia de Polícia Regional, deflagrou na manhã desta quarta-feira (10/09/2025), a Operação Grande Família, resultando na prisão de seis pessoas.
A ação policial teve como objetivo desarticular associação criminosa especializada no tráfico de drogas, atuante na Vila Promorar, em Itaqui.
Ao todo, 40 policiais civis executaram 12 (doze) ordens judiciais, sendo 05 (cinco) mandados de prisão preventiva e 07 (sete) mandados de busca e apreensão. Além das cinco pessoas presas por ordem judicial, uma sexta foi presa em flagrante.
Foram apreendidas armas de fogo de diversos calibres e munições.
A apuração teve início em março de 2025, quando um indivíduo foi preso em flagrante delito pela prática do crime de tráfico de drogas. Com o aprofundamento das investigações, foi constatado intenso comércio de entorpecentes sob a responsabilidade de outro investigado, preso na data de hoje, apontado como líder da associação criminosa. Esse mesmo indivíduo encontrava-se em liberdade mediante monitoramento por tornozeleira eletrônica. Apesar disso, continuava a praticar atividades ilícitas. O investigado, de 38 anos de idade, possui condenação anterior a 19 anos de reclusão pelo crime de tráfico ilícito de drogas.
O nome da operação foi atribuído pelo fato de que a investigação apurou que o principal articulador do esquema utilizava dos familiares (pai, irmão e sobrinha) para o sucesso da empreitada criminosa.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade e segue atuando firmemente no combate à criminalidade, sempre com o objetivo de servir e proteger a sociedade.