Operação Sórdida Pecúnia mira organização criminosa atuante em lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas
Publicação:
Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Itaqui, deflagrou a Operação Sórdida Pecúnia. A operação tem por objetivo desarticular uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais oriundos do tráfico de drogas.
Mais de 100 policiais civis cumpriram 29 mandados de busca e apreensão nas cidades de Itaqui, São Borja, Uruguaiana, Santiago, Canoas e Pelotas. A ação resultou na apreensão de veículos.
Segundo o Delegado Rodrigo Bobrzyk, titular da DP de Itaqui, durante as investigações foi apurado que o grupo criminoso movimentou mais de oito milhões de reais. Para movimentar esses valores, os investigados usavam de “laranjas”, alguns deles recebiam benefícios assistenciais do governo e mesmo assim movimentaram quantias vultosas em suas contas bancárias: “Um dos investigados, titular de um benefício assistencial, movimentou um milhão de reais em suas contas bancárias”, relatou o Delegado.
Também foi identificado o uso de empresas para justificar a movimentação dos valores ilícitos oriundos do tráfico de drogas. A operação de hoje é um desdobramento da Operação Grande Família, deflagrada em setembro deste ano, na qual foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão.
A operação recebeu o nome de uma expressão em latim, que significa “dinheiro sujo”, exatamente o dinheiro oriundo do tráfico de drogas: “Dinheiro manchado pelo sangue de pessoas inocentes que o tráfico mata todos os dias. Dinheiro sujo pelo sangue das famílias dilaceradas pelo vício”, esclareceu o Delegado Bobrzyk.
A ação contou com o apoio das Delegacias de Polícia Regional de Santiago, Alegrete, Pelotas e Canoas.