Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil apreende drogas, arma e materiais relacionados ao tráfico de drogas em Novo Hamburgo

Publicação:

WhatsApp Image 2025 07 24 at 18 43 19
--

A Polícia Civil, por meio do setor de investigações da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, deflagrou na quinta-feira (24) a Operação Kalaschnikov, no combate ao tráfico de entorpecentes. Neste dia, 50 quilos de crack foram apreendidos.

Após diversas denúncias recebidas, relatando movimentação de tráfico e armazenamento de grande quantidade de drogas no endereço situado no bairro São Jorge, em Novo Hamburgo, os policiais passaram a monitorar o local há cerca de três meses. A droga ficava enterrada em um mato atrás de umas das residências.

WhatsApp Image 2025 07 25 at 09 40 55
--

Na ação, os agentes deslocaram até o endereço com uma cachorra farejadora e começaram as buscas no mato. A cachorra farejou por diversos locais até sinalizar a detecção de algo ilícito em uma obra que está em andamento para aumentar uma casa da localidade. “Dessa forma, foi possível encontrar um tonel enterrado, onde foram localizados 50 tijolos de crack, totalizando 50 quilos da droga”, explicou o Delegado Tarcísio Kaltbach.

A mulher responsável pela casa recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzida para a delegacia. Logo em seguida, os policiais descobriram que a presa é namorada de um presidiário do regime semiaberto do Presídio de Taquara. O criminoso possui diversos antecedentes, inclusive tráfico de drogas.

Já no dia seguinte (25), em menos de 24 horas após a descoberta do primeiro ponto de armazenagem das drogas, os policiais deflagraram a Operação Jaboti, momento em que localizaram um segundo depósito de entorpecentes e armamentos, desta vez em uma casa abandonada. Na ação, foram apreendidos aproximadamente nove quilos de maconha, 260 buchas de cocaína, 400 gramas de skunk , cinco carregadores de fuzil, uma pistola, balanças de precisão, invólucros para embalo de droga, entre outros materiais relacionados ao tráfico. A operação contou com o apoio do cão farejador Themis, que teve papel essencial na localização dos entorpecentes.

 

Polícia Civil RS