Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra Operação Proteu que visa desarticular grupo criminoso responsável por diversos estelionatos

Até o momento, foram presas três pessoas, e apreendidos quatro veículos, arma de fogo, objetos de valor e dinheiro

Publicação:

WhatsApp Image 2026 01 30 at 07 40 06 (2)
_

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por intermédio da 3ª Delegacia de Polícia Distrital de Porto Alegre sob a coordenação do Delegado Gustavo Pereira, deflagrou a Operação Proteu nesta sexta-feira (30). Até o momento, foram presas três pessoas, e apreendidos quatro veículos, arma de fogo, objetos de valor e dinheiro. Os investigados responderão por associação criminosa e estelionato majorado contra idoso.

As ações ocorreram em Passo Fundo, região metropolitana de Porto Alegre e no Estado de Santa Catarina com o objetivo de cumprir sete mandados de busca e apreensão e cinco prisões preventivas.

A operação visa desarticular um grupo criminoso responsável por diversos estelionatos relacionados ao conto do bilhete premiado. Em um dos casos, a vítima foi lesada em mais de R$ 580 mil. O nome da operação remete à figura da mitologia grega conhecida sobretudo por sua capacidade de mudar de forma para evitar revelar a verdade, característica dos investigados que apesar de ostentarem nas redes sociais, se passam por pessoas humildes para aplicar o golpe.

A investigação ainda identificou um documento que servia como roteiro para a aplicação do golpe, em que um dos criminosos se passa por atendente da Caixa Econômica Federal e engana a vítima quanto à veracidade do prêmio.

Os presos serão encaminhados ao sistema prisional e as investigações prosseguem para identificação de mais vítimas do grupo criminoso.

Polícia Civil RS