Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra Operação Hill II em combate ao tráfico de drogas em Guaíba

Publicação:

-
Ação teve participação de 37 policiais civis, 20 policiais militares e apoio aéreo da CORE - Foto: PCRS

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Guaíba, deflagrou na terça-feira (23/5) a Operação Hill II, em repressão ao tráfico de drogas no município. A ação, que teve o apoio de policiais da 2ª Delegacia de Polícia da Região Metropolitana, da CORE e da Brigada Militar, cumpriu 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Guaíba, Porto Alegre e Barão do Triunfo. Seis pessoas foram presas preventivamente.

A investigação que originou a ofensiva iniciou em novembro de 2022 com a prisão em flagrante de uma mulher que fazia telentrega de drogas. Um mês depois, a mesma mulher foi novamente presa em flagrante por tráfico, ocasião em que foi possível o aprofundamento das investigações.

-

Durante a elaboração do inquérito policial, foi verificada a existência de uma associação destinada ao narcotráfico, onde foi possível a identificação de vendedores diretos, gerentes e colaboradores, bem como o proprietário de um bar, responsável por angariar consumidores e intermediar a aquisição da droga. Também foi possível identificar o líder do grupo, que havia saído do sistema prisional em agosto de 2022, em liberdade condicional.

Os seis presos na ofensiva policial são integrantes desta associação. Foram apreendidos aparelhos telefônicos, anotações para o tráfico, substância entorpecente e dinheiro.

A operação contou com 37 policiais civis e 20 policiais militares, além de apoio aéreo da CORE.

Para a Delegada Karoline Calegari, esta foi uma operação importante para reprimir o tráfico de drogas no município e diminuir índices de criminalidade.

Após as formalidades de praxe, os presos foram conduzidos ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Polícia Civil RS