Polícia Civil lançará campanha contra uso indevido de drogas durante conferência online sobre o tema

Contra as drogas

índice
Inscrições para a webinar são gratuitas

A Polícia Civil lançará nesta sexta-feira (26) a sua nova campanha contra o uso indevido de drogas. A #PreenchaSeuVazio será apresentada durante o II Seminário Virtual alusivo ao Dia Internacional de Combate ao Uso Indevido de Drogas, que acontece por meio de uma webinar aberta (conferência online), através do Cisco Webex. O evento terá a parceria da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Com início previsto para as 10h30min, o seminário terá as participações do Mestre e Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, psicólogo Felipe Ornell; da Chefe da Divisão de Química Forense do Departamento de Perícias Laboratoriais do Instituto-Geral de Perícias (IGP), perita Lara Gris; do Diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Vladimir Urach; da Mestre em Psicologia Social e Institucional, psicóloga Patrícia Costa da Silva; e da Diretora da Divisão de Comunicação e Marketing da Polícia Civil, delegada Viviane Nery Viegas.

As inscrições para a webinar são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://bityli.com/qmMDr

A campanha
A #PreenchaSeuVazio é uma parceria de alunos da faculdade de Publicidade e Propaganda, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), da Divisão de Relações Institucionais (DRI) e do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil. Através de inserções de um vídeo nas redes sociais da Instituição, a campanha quer conscientizar as pessoas, principalmente os mais jovens, sobre a importância de se cultivar bons sentimentos e evitar que, na ausência deles, os vícios se tornem uma válvula de escape. Influenciadores digitais convidados também postarão stories em vídeo em suas contas no Instagram divulgando a campanha. "O vazio da falta de amor, atenção ou da solidão constante não pode ser preenchido com drogas ou com o uso indevido de remédios. Nenhuma química pode trazer a paz e o conforto de uma relação saudável", reflete a Chefe de Polícia, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor.
Junto a estudantes de ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas, a iniciativa será divulgada por meio do Papo de Responsa Virtual - uma versão alternativa do programa durante a pandemia da Covid-19.
Conforme a diretora da DRI, delegada Viviane Nery Viegas, a #PreenchaSeuVazio foi criada a partir da disciplina de Projeto de Campanha, em que formandos de Publicidade e Propaganda apresentaram uma campanha como projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). "Os grupos trabalharam ao longo de todo segundo semestre de 2018 para desenvolver o conceito e as peças da campanha. No encerramento da disciplina, elegemos o melhor projeto que foi doado à Polícia pelos alunos", conta Viviane. Nas mãos do Denarc, cliente para o qual foram desenvolvidas as peças, o material passou por algumas alterações, mas o conceito permaneceu o mesmo desenvolvido pelos estudantes.
A hoje publicitária Gabrielly Nunes Severino, que na época participou do grupo vencedor, lembra que a criação do conceito levou em consideração não só o briefing apresentado pelo Denarc, "mas pesquisas sobre o comportamento de estudantes de escolas públicas e privadas sobre o consumo de drogas feitas pelo próprio grupo".

Semana Cipave+
Também durante toda a semana será comemorada a Semana Cipave+. Na sexta-feira, 26 de junho, Dia Estadual da Prevenção à Violência Escolar, escolas da 17ªCoordenadoria Regional de Educação (CRE) vão desenvolver atividades com o tema "Ações para Construir a Cultura de Paz e a Valorização da Vida em Tempos de Pandemia". A data foi escolhida no Estado por marcar a criação da Lei Estadual 14.030, a Lei Cipave+.

Carlos Vogt