Polícia Civil prende casal proprietário de farmácia em Sapucaia do Sul
Publicação:

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Saúde Pública e Propriedade Imaterial (Decon/Deic), em ação conjunta com o Conselho Regional de Farmácia e Vigilância Sanitária de Sapucaia do Sul, realizou, na manhã dessa quarta-feira (21), a fiscalização em duas farmácias, no município de Sapucaia do Sul. Um casal proprietário de um dos estabelecimentos foi preso em flagrante.
Durante as diligências policiais, a partir do recebimento de denúncias referentes à venda e armazenamento de medicamentos sem procedência nesses locais, os agentes constataram diversas irregularidades, sendo localizados e apreendidos medicamentos sem procedência comprovada, impróprios ao consumo e outros com indícios de adulteração.
De acordo com o delegado Rafael Liedtke, eram de tarja preta, ou seja, de venda estritamente controlada, cuja comercialização é vinculada à devida apresentação de receita médica.
Segundo Diretor de Investigações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Sander Cajal, a venda desses medicamentos sem a apresentação da necessária prescrição médica ocasiona sérios riscos a saúde desses consumidores, em especial, a utilização de remédios controlados.
Os presos foram autuados em flagrante pela prática de crime contra saúde pública e crime contra as relações de consumo. Uma das farmácias foi totalmente interditada pela vigilância sanitária de Sapucaia do Sul, pois nenhuma mercadoria possuía procedência comprovada.
Fonte: Decon/Deic
Amanda Xavier